segunda-feira, 7 de abril de 2014

William Blake e o seu Método Infernal de Impressão

Olá, Athenados e Athenadas. 

Para esquentar os motores a nosso evento da próxima terça (8 de Abril, 19h), postaremos várias informações sobre a obra e a vida de William Blake, famoso poeta e artista inglês, além de comentarmos sua influência cultural no século vinte, em romances, filmes, seriados e músicas. Hoje, dados biográficos que ajudarão a compreender esse genial artista.




William Blake nasceu em 1757, filho de uma família protestante inglesa, desde a infância interessou-se pelas artes da poesia e da pintura. Como seus pais possuíam poucos recursos, recebeu formação como gravurista, profissão que não possuía nem o status nem a importância da pintura acadêmica tradicional. Anos mais tarde, tornou-se além de ilustrador, poeta e pintor singular, criando uma inovadora técnica com ácidos que permitiu unir em uma obra seus três talentos, dando origem aos famosos e até hoje enigmáticos Livros Iluminados. Blake foi um dos primeiros artistas independentes da história, uma vez que sua técnica possibilitou a produção de seus livros sem depender nem de editoras nem das arbitrárias instituições legitimadoras de seus dias.




Segundo Blake, o método demoníaco, "que utiliza líquidos ácidos, que no Inferno são medicinais e revigorantes, dissolvendo a falsa aparência e dispondo o infinito outrora ocultado", foi-lhe ensinado pelo espírito do irmão Robert, falecido em 1787 de tuberculose. Blake foi um visionário místico, criando uma obra que até hoje tem despertado a fascinação e a curiosidade de artistas, acadêmicos e historiadores. Contemporâneo da revolução francesa, seus livros defendem liberdade social e individual, contra um sistema que via como opressor de escravos, mulheres e crianças. Na postagem de amanhã, discutiremos seus principais livros iluminados. Para finalizar, um de seus "Provérbios Infernais":

"Os Tigres da Ira são mais sábios que os Corcéis da Instrução".


Enéias Tavares, professor adjunto da UFSM e especialista em Willian Blake, é autor desse pequeno texto.
Ele estará aqui na Athena Livraria e Café nesta próxima terça-feira, dia 08, para compartilhar conosco seu conhecimento sobre a vida e a obra de Blake.





Nenhum comentário:

Postar um comentário