quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sarau Literário: O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde



É nesta quarta-feira, 26 de junho, às18:30, acontece o sarau literário baseado na obra de Oscar Wilde: "O Retrato de Dorian Gray".

O evento terá a participação especial do professor de Literatura Inglesa e Norte-americana Rodrigo Jappe.
O professor Rodrigo irá traçar um panorama histórico-cultural e social da sociedade da época em que a narrativa foi escrita, e a partir daí convidar os participantes para um bate-papo sobre a história em si e a sua estética literária.


Capa do livro de Oscar Wilde publicado pelas editoras: Marin Claret, Best-bolso, Quadrinhos na Cia, Landmark e L&PM

Dorian Gray é um jovem dândi de rara beleza, o que motiva o pintor Basil Hallward, seu amigo, a fazer um retrato dele. Fascinado pelo modelo, Basil realiza um trabalho extraordinário. O próprio Dorian Gray se apaixona por seu reflexo e exprime o desejo de conservar o brilho de sua juventude enquanto o retrato revelaria os efeitos do tempo em seu lugar.




O Retrato de Dorian Gray foi traduzido e editado por diversas editoras de todo o mundo. Recentemente o selo Quadrinhos da Cia, da Editora Companhia das Letras publicou a obra de Oscar Wilde em HQ. Uma edição belíssima.




Sabe-se que a obra "O Retrato de Dorian Gray" foi uma das provas usadas no julgamento que condenou o escritor, em 1895, por práticas homossexuais. Wilde passou dois anos na prisão.
A história foi alterada pelo próprio Wilde depois de ter estreado em série na revista literária Lippincott´s em 1890.



                                         

Recentemente, o selo Biblioteca Azul, pertencente ao Grupo Globo Editora, lançou a edição original, equivalente ao manuscrito do autor. O trabalho foi organizado por Nicholas Frankel. Em entrevista  no Jornal Zero Hora, do dia 17 de junho de 2013, no Segundo Caderno, Nicholas Frankel comentou que:

"Ao restaurar o texto cortado, apresento uma versão do romance mais franca e mais clara na representação do erotismo". 





Um pouco sobre o autor:

Nascido em Dublin, Oscar Wilde era filho de um reputado cirurgião e de uma poeta inglesa. Após destacar-se nos estudos no Trinity College de Dublin, ingressou na escola Magdalen em Oxford, onde seu gosto pela discussão e pelo refinamento já podia ser notado. E, 1878, recebeu o prêmio Newdigate por seu poema sobre Ravena. Depois de conhecer Ruskin, porta-voz do movimento estético, Wilde aderiu a essa corrente artística, que pregava a busca pelo belo, sem preocupações morais ou sociais. 
Em 1879, instalou-se em Londres, onde desenvolveu sua teoria do esteticismo. Em 1884, casou-se com Constance Lloyd, com quem tve dois filhos. Radator chefe da revista The Woman's World,chocou a sociedade mundana com suas extravagâncias e seu atrevimento. Quando o homessexualismo passou a ser punido pela lei, a relação apaixonada que mantinha com lorde Alfred Douglas levou-o a cumprir dois anos de trabalhos forçados. Liberado em 1897, exilou-se na França, onde passou seus últimos dias na solidão e miséria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário