domingo, 9 de junho de 2013

Sarau Literário: A Fantasia Contemporânea - de Tolkien a Rowling



Fadas, tartaranhos, dementadores, hobbits, bruxos, vampiros e outros seres do mundo da fantasia invadiram a Athena Livraria,  no dia 25 de maio, para debater sobre a Literatura Fantástica.



O mediador do sarau foi André Zanki Cordenonsi, autor da série "Duncan Garibadi e a Ordem dos Bandeirantes", livro de literatura fantástica que fala sobre as aventuras de dois garotos, pela Vila Belga, em busca pela Clave Cristalina. Conheça mais sobre essa história no site do livro.

Compareceram cerca de 70 pessoas no evento. Fãs de Tolkien; leitores que descobriram o mundo da leitura através das histórias do bruxinho Harry Potter; amantes da literatura em geral ouviram André Z. Cordenonsi falar sobre as principais características da literatura fantástica.





André fez um retrospecto histórico dos principais autores desse gênero. Começando por Tolkien, autor de Senhor dos Anéis e Hobbit, considerado o pioneiro desse estilo literário; seguido por Rowling (saga Harry Potter), C.S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), e Philip Pulmann  (Fronteiras do Universo), e outros. 

No Brasil, escritores como André Vianco (saga do Vampiro Rei e outros), Eduardo Sphor (A Batalha do Apocalipse, saga Filhos do Éden) e Raphael Dracon (trilogia Dragões do Éter) podem ser considerados os responsáveis pela ascensão da literatura fantástica entre os escritores e leitores brasileiros.


Confira as fotos do evento:








 
Nikelen Witter, autora da saga "Territórios Invisiveis" 




















O pessoal do blog "Satélite Vertebral" esteve presente no evento, e escreveram uma matéria especial sobre o encontro. Confira aqui a matéria completa.

2 comentários:

  1. Valeu pela referência ao nosso blogue no texto de vocês. Foi muito bom mesmo participar dessa atividade e divulgar ainda mais a literatura fantástica feita no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima tarde, muito produtiva!! Sempre na espreita por novos eventos promovidos pela Athena!!
    Oportunidade ímpar de estar no meio de livros e conhecer pessoas, ou vice-versa!! tudo de bom!
    bjao
    camilla

    ResponderExcluir