quinta-feira, 18 de julho de 2013

Contos da Vida Breve - Projeto de Leituras FEEVALE




A Athena Livraria participa, neste ano, do Projeto de Leituras Feevale: “Contos da Vida Breve”, com Henrique Schneider.

O evento está programado para o dia 19 de julho, sexta-feira, às 19 horas. Na ocasião, o escritor Henrique Schneider fará a leitura de alguns de seus contos, de temas variados, e vai bater um papo com os leitores presentes.A entrada é franca.




"A vida é breve e passa ao lado" reúne contos publicados por Henrique Schneider em sua coluna dominical. no Jornal ABC Dominical.

Ficcionista com agilidade de cronista. Com um texto leve, o autor trata de temas como relacionamentos, pequenos crimes, a solidão. Com um texto leve, que tanto pode fazer rir como provocar tristeza, Henrique cria personagens que você encontra todos dos dias – e algum deles pode estar, neste momento, bem do seu lado.

"Num mundo tido como efêmero e fragmentado, breves são as alegrias e as tristezas. Breve também é a emoção, o riso, a lágrima, o prazer.
Henrique Schneider cria textos breves, pois sabe fazer uso do não-dito, daquilo que não está no papel. Se não soubesse, cada conto teria mais de dez páginas, e seriam perdidas as elipses, os subentendidos, os vãos. Assim, o leitor aqui é protagonista, pois cabe a ele preencher os espaços. E não terá dificuldade em fazê-lo, pois certamente conhece os personagens da vizinhança, dos bares, das notícias de jornal.
Henrique sabe que nem sempre é preciso usar um machado. Ao contrário, aqui cada conto é como a faca: Sutil, fácil d eportar e de esconder, mas cortante. Que tenha muito cuidado quem pensa que está seguro apenas porque os textos são breves." (Rodrigo Rosp - escritor e editor)

Título: A vida é breve a passa ao lado
Autor: Henrique Schneider
Editora: Dublinense
Acabamento: brochura
Número de páginas: 94
Valor de capa: R$29,90



Henrique Schneider nasceu em 1963 e vive em Novo Hamburgo - RS onde reside atualmente. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Na época da faculdade, publicou seu primeiro livro: Pedro Bruxo (Editora Metrópole). Publicado em 1984, o livro ganhou ainda outras duas edições pela Editora Caetés.
Em 1989, com O Grito dos Mudos, venceu o Prêmio Maurício Rosemblatt de Romance. O livro e o prêmio lhe abriram as portas para a literatura. Foram cinco edições pela Editora L&PM. Agora, publicado pela Bertrand Brasil (2006), está na segunda edição.
Após uma pausa, em 1999, publicou A Segunda Pessoa (Editora Mercado Aberto). O livro deve ser reeditado pela Bertrand Brasil nos próximos meses.
Em 2003, passou a escrever a coluna semanal de contos Vida Breve, no jornal ABC Domingo. São, até agora, mais de 400 pequenos contos publicados.
Em 2007, em parceria com a Universidade Feevale, passou a fazer leituras públicas e gratuitas dos contos do Vida Breve. As leituras já o levaram a diversas cidades gaúchas, além de Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Montevidéu e Buenos Aires.
Também em 2007, pela Bertrand Brasil, publicou Contramão, finalista da 50ª edição do Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Livro do Ano – categoria Narrativa Longa -, promovido pela Associação Gaúcha de Escritores - Ages.
Seus trabalhos mais recentes são Avenida de Histórias (Um Cultural, 2009) e os textos de Novo Hamburgo – a cidade se revela (Um Cultural, 2009), obra compartilhada com os fotógrafos hamburguenses Joel e Isa Reichert. Ambos foram publicados através da Lei de Incentivo à Cultura.
No ano de 2009, por voto direto (pela Internet), foi eleito patrono da Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.
Além dos livros individuais, Henrique participou de diversas antologias. Possui textos publicados na Espanha, México e Argentina.

Conheça mais sobre o trabalho de Henrique Schneider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário