terça-feira, 11 de março de 2014

Sarau de Poesia - Especial Ana Cristina César



O evento é uma parceria com o projeto @FebredeRato, organizado por Josué Rowstock. No ano passado, ainda no antigo endereço, o encontro foi  regado a um bom café e poesias que falavam sobre essa iguaria. Confira no link como foi a primeira edição desse encontro. 

Nesta próxima quinta-feira, dia 13, às 18:30 teremos a segunda edição do Café com Poesia. Este encontro entre os amantes da poesia será especial, pois é em homenagem a poetisa Ana Cristina César, autora do  livro "Poética" lançado pela Companhia das Letras em 2013.



Ana Cristina Cesar (1952-1983) nasceu no Rio de Janeiro. Formada em Letras pela PUC-Rio, mestre em Comunicação pela UFRJ e em Teoria e Prática de Tradução Literária pela Universidade de Essex, na Inglaterra, participou da antologia 26 poetas hoje (1976), organizada por Heloisa Buarque de Hollanda. Foi poeta, jornalista, tradutora e crítica literária. 

Tornou-se uma das mais importantes representantes da poesia marginal que florescia na década de 1970, justamente pela singularidade que a distanciava das “leis do grupo”. Criou uma dicção muito própria, que conjugava a prosa e a poesia, o pop e a alta literatura, o íntimo e o universal, o masculino e o feminino - pois a mulher moderna e liberta, capaz de falar abertamente de seu corpo e de sua sexualidade, derramava-se numa delicadeza que podia conflitar, na visão dos desavisados, com o feminismo enérgico, característico da época. (Informações retiradas do site da Cia das Letras)

"Acreditei que se amasse de novo
esqueceria outros
pelo menos três ou quatro rostos que amei...
organizei a memória em alfabetos
como quem conta carneiros e amansa
no entanto flanco aberto não esqueço
e amo em ti os outros rostos."
                                   (Ana Cristina César)

Quer conhecer um pouco mais sobre Ana Cristina César ou sobre as palavras e pensamentos do universo da poesia? Então, venha participar conosco no Café com Poesia na próxima quinta-feira. Esperamos por você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário