segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Confira como foi o lançamento do livro: "Bastardo"



Na última quarta-feira (18/09) vésperas do Dia do Gaúcho, a Athena Livraria abriu suas portas para receber três grandes amigos-escritores: Athos Ronaldo Miralha da Cunha, José Luiz dos Santos e Tânia Lopes que escreveram um livro de contos compartilhados que retratam a vida do gaúcho no seu mais singelo cotidiano: BASTARDO




Esses textos compartilhados em três capítulos são como as três cores do pavilhão rio-grandense. Contém paixão, esperança e felicidade. Bem como a contramão das cores: raiva, desespero e tristeza. Mas as fagulhas na memória e a pampa no horizonte, sempre presentes. (Athos Ronaldo Miralha da Cunha)

Ao longo deste post mais fotos do evento e pequenos trechos dos contos presentes no livro:







"- Quem é Amâncio? - perguntou Maneco ostentando um lenço Pica-Pau e ladeando por dois brutamontes Maragatos.
- Sou eu, e para onde é a corrida? - falou prontamente indo em direção ao táxi.
- Não quero corrida... só um dedo de prosa.
Foi nesse instante que Amâncio observou o cabo de um "trezoitão" na guaiaca de Maneco."
(Trecho do conto: "Bastardo")

José Luiz dos Santos

Tânia Lopes

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

"Dona Mimosa concordou que, mesmo usando roupas pretas extravagantes e ouvindo músicas esquisitas, a Lindinha andava mais calma. Jura que, um dia, ouviu a filha assoviando "Querência Amada". Até as festas com aqueles amigos esquisitos tinha dim inuído.
- É verdade, numa dessas festas esteve aqui um cara que parecia um boi com argola no nariz. E outro, com cabelo colorido igual a uma arara.
(Trecho do conto: "O namorado da Lindinha")






                           

"Cevou o mate, puxou mochinho até a porta e ficou mateando e contemplando o horizonte. A lavoura verde ao fundo... longe... distante como os olhos verdes de Manuela.
- Euzébia! - a velha se virou preocupada. _ O que é cinequanão?
- Cinequá... o quê? Meu filho.
- Ci-ne-qua-não. Euzébia.
- Sei lá, Leleco. Será que não é invencionice dos castelhanos?"
(Trecho do conto: "O pedido de Manuela")







"Havia aprendido a matear solito. Na prática aprendera a cavoucar a erva devagarzinho, quase com respeito, ajeitando para que não entupisse, tapando com o dedo o bocal da bomba. O primeiro sorvo jogado fora, e lentamente, para não ter surpresa, um gole, mais outro, mais outro... Agora, também, mesmo que a água estivesse mui quente, no seu peito havia um sentimento (ou mais de um...) brotando mais quente ainda!"
(Trecho do conto "Fim de semana na fazenda")







"Rumou em direção a um boteco. Não tinha vontade de comer, mas pediu um copo de vinho, uma "gayeta" e um pedaço de mortadela. Esse seria seu almoço. Ficou matutando, pensando na sua situação. "Sem dinheiro, sem crédito e ainda por cima ferido em sua honra de cumpridor de seus compromissos."
Cada gole que sorvia era um pensamento negativo que vinha."
(Trecho do conto: "Dia D")

Tânia Lopes

José Luiz dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário