quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de abril



"Marmelada de banana
Bananada de goiaba
Goiabada de marmelo
Sitio do Picapau Amarelo.
Boneca de pano é gente
Sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sitio do Picapau Amarelo."


É difícil encontrar uma pessoa que não sinta saudades de sua infância ao escutar esses versos de Gilberto Gil. Recordamos de um lugar maravilhoso cheio de fantasias onde todos os sonhos e brincadeiras eram possíveis. 
Das histórias da Vó Benta, do delicioso bolinho de chuva da Tia Anastácia, das peripécias da boneca Emília, das aventuras que a turma do sítio vivenciava... 

O Sitio do Picapau Amarelo é um marco da literatura infanto-juvenil brasileira. Em homenagem ao criador  das histórias do sitio, dia 18 de abril foi escolhido como o Dia Nacional do Livro Infantil, pois é data de nascimento de Monteiro Lobato.  






Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só. A Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas histórias com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.





"Um país se faz com homens e com livros". Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.





Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar.

Devido ao grande sucesso das histórias de Monteiro Lobato, O Sítio do Picapau Amarelo foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.






Um pouco sobre o autor:



Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito. Morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário