terça-feira, 8 de abril de 2014

A Influência de William Blake na Contemporaneidade

Blake morreu aos setenta anos, em 1827, quando pintava uma série de aquarelas dedicada a Divina Comédia de Dante. Aos seus conterrâneos, tratava-se da passagem de um artista menor, praticamente desconhecido, tendo sua obra poética pouca relevância em seus dias. Todavia, pouco a pouco, suas gravuras, pinturas e livros iluminados, foram sendo lidos, criticados, recomendados e revendidos, produzindo um gradativo e marcante interesse por sua obra.

Graças ao poeta William Butler Yeats a obra poética de Blake foi editada no início do século vinte, enfatizando sua dimensão mística e profana. Nas décadas seguintes, Blake ressurgiu como um grande poeta, tendo influenciado os autores beats norte-americanos, como Allen Ginsberg, William S. Burroughs e Jack Kerouac. Em seu famoso poema "Uivo", Ginsberg cita versos de Blake e suas visões, reinterpretando a obra do artista como um defensor de uma sexualidade libertária e rebelde.




Leitor e admirador de Blake, Aldous Huxley estava interessado no tipo de visão poética e imaginativa defendido pelo visionário inglês. Para tanto, utilizou uma frase de Matrimônio de Céu e Inferno como título de seu livro, que tratava dos efeitos da mescalina (LSD). As Portas da Percepção, além da obra de Blake, foi lida por um estudante de cinema da Califórnia que homenagearia ambos em sua revolucionária banda de rock: The Doors. Jim Morrison não foi o único músico a ser influenciado por Blake, tendo Bruce Dickinson utilizado sua obra como fonte de inspiração para The Chemical Wedding, disco que trazia na capa uma das pinturas mais famosas e obscuras de Blake.




Quanto à influência em seriados de TV, há menções da obra de Blake em obras tão dispares quanto Bates Motel, The Mentalist e Revenge. No cinema, sua obra, quer poética quer pictórica, tem aparecido em filmes como The Altar Boys, Mindwalk, Dead Man e Red Dragon. Neste, Hannibal Lecter não apenas cita versos de Augúrios de Inocência quanto auxilia na captura de um assassino obcecado por uma de suas aquarelas: "O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol".




No evento de hoje, na Athena Livraria, discutiremos não apenas a obra de Blake, como seu método de impressão com ácidos, bem como os principais temas de um de seus livros iluminados mais conhecidos: O Matrimônio de Céu e Inferno.

Um comentário:

  1. Excelente texto. Parabéns pela iniciativa em realizar um encontro abordando um artista tão extraordinário quanto William Blake.

    ResponderExcluir