domingo, 28 de agosto de 2011

Pequena Abelha

Pense num livro que traz como sinopse o seguinte texto:

Não queremos lhe contar o que acontece neste livro.
É realmente uma história especial, e não
queremos estragá-la.
Ainda assim, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer o apenas o seguinte:

“Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa tomar uma decisão terrível, daquelas que, esperamos, você nunca tenha de enfrentar. Dois anos mais tarde, elas se reencontram.
E tudo começa…

Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como essa narrativa se desenrola.”

Ficou curioso(a)? Com vontade de pegar o livro e descobrir qual é o mistério e a magia dessa história. O que acontece na vida dessas duas mulheres, Sarah e a Pequena Abelha, que é tão especial e que faz com que a vida delas mude drasticamente?

Eu fiquei! E fui desvendar o segredo dessa trama.

Recomendo a todos que leiam o livro. Não esperem que eu conte a história. Vou ser fiel ao pedido de Chris Cleave, autor dessa "obra de arte: pertubadora, excitante e muito comovente", segundo a crítica do The Independent.

Só posso dizer que “Pequena Abelha” não é nem de longe um conto de fadas, muito menos aqueles romances com o homem ideal. Mas é sim um livro que mexe com suas emoções, e te obriga a repensar sobre decisões que você já fez. O livro é escrito com doçura e sensibilidade, o texto nos envolve e desperta a uma reflexão.

Mais detalhes sobre essa história...
Vou deixar que o próprio Chris Cleave fale para vocês:



 
A narrativa de Cleave surpreende e cativa o leitor. Cada parágrafo do livro  reporta-se a narrativa sob o ponto de vista de duas mulheres. Uma é Sarah, inglesa e editora de uma revista feminina, outra é Pequena Abelha, nigeriana. É possível reconhecer Abelhinha e Sarah em seus relatos.

"Um dos personagens mais vívidos, memoráveis e provocativos
da nova ficção contemporânea... Cleave imprime um belo
ritmo à história, dosando-a com inteligência, compaixão e,
mesmo nos momentos mais sombrios,
um fulgurante raio de esperança."
                                                              (The Boston Globe)

 
O texto não segue uma  linearidade temporal, somos lançados do presente ao passado e de volta ao presente constantemente.  E, ao contrário da maioria de outras obras, não precisamos chegar até o final da história para saber qual foi o acontecimento fatídico que transformou a vida dessas duas mulheres.

O final de Pequena Abelha é incrível, bonito, inesperado e emocionante. Chris narra com muita realidade e mostra o quão difícil pode ser a vida dos outros quando estamos reclamando da nossa e também nos ensina de forma diferente, que o amor, amizade, confiança e esperança devem estar sempre presentes dentro de nós.


                                                      Chris Cleave, autor de "Pequena Abelha"

 
Chris Cleave nasceu em 1973, em Londres. Estudou psicologia em Oxford e é colunista do jornal The Guardian. Pequena Abelha, seu segundo livro, publicado em 20 países, será adaptado para o cinema, estrelado e produzido por Nicole Kidman. Foi finalista do Prêmio Costa de 2008 como Melhor Obra de Ficção e indicado para o Prêmio Commonwealth Writers’ como Melhor Livro de 2009.

 
"Isso é uma coisa interessante sobre esse mundo, Sarah.
Ninguém gosta dos outros, mas todos gostam do U2".
                                                          (Pequena Abelha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário